My recipes

Couscous de Frango



Calma!
Não se deixem enganar pela quantidade de ingredientes ok?
Esta receita é muito simples, rápida e ótima! E muito importante: podem fazer em quantidade, guardar no frigorífico e levar na marmita para o trabalho!
Experimentem e depois transmitam-me o vosso feedback!


Ingredientes para 4 pessoas:


1 porção de couscous (60g por pessoa)
1 porção de água fervida com sal (opcional)
200g peito de frango (por pessoa)
pimentos verde, vermelho, amarelo q.b.
pimentos padrão q.b.
cogumelos frescos q.b.
cebola roxa
curry (mistura de especiarias)
gengibre fresco ou em pó
sumo de limão
sal marinho ou flor de sal
cebola e alho picados
azeite
salsa


Preparação:
1. Antes de mais cortamos o peito de frango em cubos pequenos e temperamos com sal marinho, gengibre em pó, curry e o sumo de limão, misturamos bem e reservamos.


 2. Entretanto colocamos a quantidade de água que pretendemos a ferver (eu coloquei sem sal porque o acompanhamento do couscous já vai ficar intenso e se o couscous for bom já tem um sabor característico agradável). Numa taça colocamos os grãos de couscous e quando a água ferver acrescentamo-la aos couscous cobrimos e deixamos repousar para que cozinhem e cresçam.


3. Como o couscous está em fase de finalização podemos cozinhar o frango. Para tal, colocamos uma frigideira com azeite, cebola e alho picados. Quando tivermos o refogado pronto, acrescentamos o frango e deixamos cozinhar um pouco. Juntamos a cebola roxa cortada em meias luas e os cogumelos fatiados. Acrescentem 3 a 4 minutos mais tarde os pimentos cortados em cubos (quem quiser pode colocar só um tipo de pimentos - eu coloquei de todas as variedades porque tinha na horta cá de casa) - não se esqueçam de retirar todas as sementes dos pimentos padrão!
Retificamos os temperos (sal, curry, gengibre - só usem em pó se não tiverem fresco) e deixamos refogar tudo bem. Não deixem os pimentos tempo de mais a cozinhar, pois vão ficar moles e perder a cor viva.


4. Mexa (com um garfo) os grãos de couscous para obter uma mistura homogénea. Escolham uma taça bonita, deitem os grãos de couscous, acrescentem o preparado do frango, misturem tudo muito bem para que os sucos libertados na frigideira se entranhem nos couscous e acrescentem salsa picada por cima para dar uma frescura a contrastar com o sabor intenso do preparado de frango!


Para quem gostar acrescentem uns tomates cereja para empratar (os da imagem também são da nossa horta)!


Bons cozinhados!!!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Liberdade de Escolha